Queijo Brie e Camembert, com qual vinho harmonizar?

Vinho e queijo é uma combinação clássica mais que perfeita, podemos até dizer que essa dupla é uma paixão mundial!

Bardega

Hoje falaremos para você do Brie e Camembert, Dois queijos com características marcantes e que não combinam com tintos encorpados.

Além do amargor que pode resultar da combinação dos taninos dos tintos com o mofo do queijo, para uma boa harmonização nesse caso você precisa de vinhos com boa acidez, poucos taninos e sem tanta potencia de sabor para não sobrepor o sabor do queijo.

Tanto o Brie como o Camembert combinam muito bem com vinhos brancos mais encorpados e com boa acidez como é o caso dos vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay ou tintos leves como Pinot Noir, Gamay ou Tempranillo sem passagem por madeira. 

Aqui no Bardega você encontra alguns rótulos que combinam perfeitamente com esses dois clássicos franceses, como exemplo citamos:

Le Ronsay Beaujolais 2014 - Jean-Paul Brun trata a Gamay como os grandes Pinots Grand Cru da Borgonha, fazendo vinhos leves e delicados. Esse exemplar traz notas de acerola, ervas secas e muita acidez.

Urraca Chardonnay 2013 - Branco intenso produzido na Argentina com longa passagem por madeira trazendo aromas de manteiga, baunilha e abacaxi em compota. Nesse caso a harmonização fica melhor ainda se colocarmos uma geleia de frutas tropicais sobre o queijo.

Mironia Cosecha 2014 - Um tempranillo da Ribera del Duero na Espanha que não passa por madeira, tem os taninos bem macios e de baixa intensidade com notas de cereja fresca, morango e violeta. Teste com uma geleia de morango que pode ficar mais interessante também.